Projeto Shield

Ainda que a internet seja considerada um campo livre de comunicação e compartilhamento de ideias, basta que o acesso à rede – ou a parte dela – seja revogado para que os cidadãos percam imediatamente o acesso à informação. Os próprios produtores e disseminadores de conteúdo também são afetados por isso quando suas páginas são tiradas do ar à força. Para combater essa censura digital, a Associação Interamericana de Imprensa (SIP) e a Google se juntaram com o objetivo de impedir que ataques DDoS possam ferir a liberdade de expressão.

De acordo com o comunicado emitido pela Gigante das Buscas na última sexta-feira (14), a ideia com a parceria é que seja possível expandir tanto a disponibilidade quanto a adoção do Projeto Shield. Desenvolvido pela Jigsaw, o Shield é uma ferramenta gratuita que utiliza a tecnologia e infraestrutura do Google para proteger sites de notícias em toda a América Latina de ataques distribuídos de negação de serviço.

Segurança virtual

O Projeto Shield foi criado pela Jigsaw, uma empresa da Alphabet, atual proprietária da Google. Lançado no início de 2016, o serviço pode ser integrado gratuitamente a sites, portais e até mesmo blogs de notícias, jornalismo, direitos humanos e monitoramento político.

Leia mais em: https://www.tecmundo.com.br/google/110589-shield-projeto-google-declara-guerra-ataques-ddos-censura-digital.htm

Deixe uma resposta